top of page

Tecnologia NFC

11 de novembro de 2013

Comunicação por proximidade de campo, ou Near Field Communication (em inglês) ou simplesmente NFC. Esta tecnologia baseia-se em uma rede de comunicação sem fio entre aparelhos portáteis. O funcionamento utiliza transmissão de dados por rádio frequência de curto alcance. O que difere este princípio dos demais existentes é que para o funcionamento do processo é necessário que os aparelhos estejam bem próximos uns dos outros (no máximo 10cm de distância), e não há necessidade de autenticação para a conexão entre os dispositivos.

 

Embora muita gente não veja muita vantagem e se ter uma rede sem fios que não permita a transferência de dados a longas distâncias, o desenvolvimento da mesma se deu por conta da segurança e estabilidade no tráfego das informações.

 

Imagine o seguinte: em uma rede Wireless, por exemplo, os dados são trafegados em um amplo raio de distância e os dados trafegados podem ser interceptados facilmente e "roubados" por pessoas mal intencionadas. As suas informações poderão ser utilizadas indiscriminadamente e o seu nome poderá aparecer onde você menos imagina.

 

Com uma rede NFC isso não é possível, pois para que haja conectividade entre os aparelhos é necessário que estejam muito próximos, o que garante que os dados trafegados não ultrapasse o campo de alcance entre os dispositivos. Muitas pessoas utilizam a tecnologia NFC no seu dia a dia e nem se dá conta disso.

 

Quando você faz uso de transporte público e utiliza os cartões de validação para liberar o aceso as roletas, por exemplo, está utilizando a tecnologia, pois os cartões utilizam uma Tag (etiqueta, em português) NFC que são lidos pelos validadores. Um outro exemplo são as fechaduras de quartos de hotéis que utilizam cartões para a abertura. Também utilizam a tecnologia NFC.

 

Nas grandes cidades do mundo essa tecnologia já vem sendo utilizada em grande escala. Em Tóquio, por exemplo, é possível fazer compras em supermercados, farmácias, postos de combustível, cinemas, teatro, etc., efetuando o pagamento através de smartphones com o recurso de NFC. Em pouco tempo teremos, de maneira globalizada, o NFC no bolso ao invés de dinheiro, em espécie.

Validando embarque em coletivo com NFC card

Validando embarque no metrô com um smartphone

Comprando mercadorias utilizando um smartphone

Efetuando pagamento de mercadorias com tecnologia NFC

Como funciona essa tecnologia?

 

Bom, como eu disse, o NFC trabalha operando em rádio frequência de curto alcance e para que funcione os aparelhos envolvidos precisam estar, no máximo, a 10cm de distância um do outro.

Existem 2 modos de funcionamento:

 

Modo passivo:

 

Um dispositivo emite o sinal e o outro apenas recebe os dados. É o exemplo de um smartphone (receptor) lendo uma Tag NFC (emissor). Posso citar também outro exemplo, como um cartão de aceso (emissor) sendo utilizado eu um validador (receptor) ligado a uma roleta de ônibus ou de um terminal de embarque. Nesses casos, a comunicação é de uma via, pois as Tags não recebem sinais, apenas emitem.

 

Modo ativo:

 

Ambos os dispositivos recebem o sinal. Exemplo disso seria uma transação financeira entre os dispositivos. Um recebe a informação e, em seguida, emite um recibo para o mesmo aparelho.

 

As aplicações utilizadas nos equipamentos podem ser categorizadas em três modos de operação:

 

  • Read/Write: Um dispositivo com NFC identificando os dados de uma etiqueta contendo Tags NFC.

  • Card Emulation: Um dispositivo emulando um cartão para pagamentos, ou vice-versa.

  • Peer-to-peer: Os aparelhos realizam transferência de dados entre si quando estão emparelhados.

 

 

Até a próxima!

 

 

Texto: Christiano Candido

Gostou do artigo?

Dá uma curtida no Facebook e no Google+, basta um clique!

Christiano Candido serviços de informática rio de janeiro
bottom of page